sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O design na criação de dolls: uma brincadeira séria

Como amante antiga e colecionadora recente de dolls, tenho observado a evolução do design aplicado ao universo de bonecas. De maneira semelhante à vários dispositivos e artefatos que permeiam nosso cotidiano, as bonecas não são indiferentes ao incremento tecnológico. Novos materiais e novas técnicas ajudam a dar forma a bonecas cada vez mais sofisticadas, realistas ou até incrivelmente surreais.
A Mattel, fabricante das populares bonecas Barbie, é uma empresa que tem investido em novos materiais para configurar sua estrela-mor. Esse investimento gerou toda uma linha, a das bonecas Silkstone, criada e patenteada no início de 2000. O novo material é um blend situado entre o plástico e a porcelana, deixando a boneca mais durável e também mais pesada, mas de toque infinitamente mais sedoso que o tradicional.
A linha Silkstone, inclusive, notabilizou-se por priorizar o cuidado material em detrimento de intervenções formais no molde das bonecas, que exibem ricas vestimentas, mas possuem pouca variação no rosto e no corpo.
A Fashion Royalty, uma das linhas de bonecas premium que o talentoso designer Jason Wu cria para a também norte-americana empresa Integrity Toys, caminha em direção distinta. As bonecas possuem moldes mais diversificados, baseados nos diferentes "RGs" que personificam (com direito a nome próprio, personalidade e até histórico profissional), e o grande destaque fica por conta do vestuário e dos acessórios, riquíssimos em detalhes, e onde figuram até parcerias famosas, como as bolsas Louis Vuitton. O apuro técnico na confecção das roupas e acessórios guarda estreita relação com a profissão do designer - Jason Wu é um dos mais celebrados estilistas da atualidade.
Enfim, o universo de dolls é um dos muitos exemplos de felizes aplicações dos recursos tecnológicos, aliados a boas idéias de design. E a sorte é toda nossa!!!

 

Barbie Silkstone Day at the Market


 

Fashion Royalty Agnes Von Weiss High Gloss
(By Stratos Bacalis, in: <http://fashiondollchronicles.blogspot.gr/2008/09/agnes-von-weiss-wearing-dressmaker.html>)

2 comentários:

  1. The last photo you have posted is mine, please at least make a mention with link to my original post and blog.http://fashiondollchronicles.blogspot.gr/2008/09/agnes-von-weiss-wearing-dressmaker.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you very much, Stratos!!
      When I made this post, I was just a beginner in the collectible universe.
      Thank you again for sharing your talent with us!! ;*

      Excluir