quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quando tamanho é documento

Desde que adquiri uma AvantGuard (Freeze Frame, WC Exclusive) tenho experimentado uma espécie de "êxtase dollístico". Eu já conhecia a brand, claro, lançada pela Integrity Toys em mais uma excelentíssima parceria com Jason Wu em 2008, e foi fácil perceber o conceito de 'high fashion' anunciado na apresentação das dolls através das roupas e acessórios, com propostas irreverentes típicas do universo das passarelas de moda, e tecnologia de ponta em todos os detalhes.


On Edge AvantGuard doll: a epítome do 'high fashion'

Mas tão logo tive uma AG em mãos, percebi de fato outras características também alardeadas, insuspeitadamente deleitosas para uma esteta como eu: os tais 21 pontos de articulação, e a proporção absurdamente alongada (com os membros inferiores dominando seus 40 cm de extensão total, contra os 30 cm das bonecas tradicionais), que confere à doll um perfume 'fashion runaway' extra, e um certo ar de exclusividade e surrealismo, que a colocam para além dos simples mortais (ou das tão-somente ordinárias dolls, por assim dizer). Além disso, a doll possui sets extras de pés e mãos com dedos articulados (as mãos e pés que vêm na boneca são definidas pela empresa como "fashion poses" - mãos de dedos médios próximos e extremidades projetadas; e pés em  meia-ponta, na posição de salto alto), multiplicando as possibilidades de criação de poses.





'Strike a pose' (!!) - Godmine, LiveWire e Aphrodisiac AG dolls: amplas possibilidades de exploração das articulações

Outro destaque da linha AG é a face, com maçãs do rosto destacadas, generosos lábios e sobrancelhas arqueadas bem delineadas. Em suma, uma 'fashion face', para booker nenhum botar defeito!

Freeze Frame AG doll

Até o fato da AG ser uma doll careca confere um charme a mais, uma vez que as perucas são intercambiáveis, e há até sets de acessórios com propostas extras de cabelos. Enfim, a brand é uma verdadeira ode à criatividade e poder de customização de colecionadores.


On Edge e Goldmine AG dolls: carecas, mas com perucas intercambiáveis e cheias de glamour !!

Se o Ocidente ainda parece tímido em relação à subversão das medidas tradicionais de collectible dolls (mesmo tendo Jason Wu, natural de Taiwan, como principal diretor criativo, a Integrity só lançou suas "grandonas" bem recentemente, há 3 coleções), o Oriente oferece múltiplas versões de bonecos grandes há muito tempo ("large dolls"). 

Para efeito de comparação: um modelo ABJD (Asian Ball Jointed Doll) classificado como "médio", uma AvantGuard (Attention!), e uma Fashion Royalty (Vanessa Perrin)

Com bonecos que podem chegar a 70 cm ou mais, muitas empresas que produzem as celebradas dolls de junções esféricas (BJD), principalmente chinesas e coreanas, funcionam como verdadeiros "shoppings de customização". Há oferta de tons de pele variados, moldes de face, perucas, pés e mãos que podem ter todos os dedos articulados, além de "apostos" como asas, orelhas élficas, membros biônicos, etc.  O intuito principal é oferecer um produto quase sempre exclusivo, que é 'a cara' do cliente, unindo doses exageradas de proporção e criatividade. 



Ty doll, da chinesa Angell Studio (71 cm): mãos extremamente articuladas


Mortin (60 cm): boneco com asas que podem ser removidas da Doll Leaves, de Hong Kong


Skeleton Wing, aposto de asas- esqueleto para dolls, da norte-americana Xana doll


Markus, da chinesa Ring Doll (63 cm): mão biônica


Membros bem articulados também são o forte de Xavor (60 cm), da Doll Leaves, de Hong Kong


Veias das mãos em destaque no boneco Morgan (70cm), da chinesa LoongSoul


Coté "fashion" na doll Aurora (65 cm), da empresa chinesa DollZone

Se a idéia é exercitar a criatividade e potencializar ao máximo a capacidade inventiva, ter "mania de grandeza" é característica mais do que bem-vinda para qualquer amante de dolls!!




2 comentários: