segunda-feira, 25 de abril de 2011

Falando de arte

No início foram os nenúfares. Em seguida, girassóis. Mais um ano, e eis que a miríade de reflexos de cores luminosas, alçando o céu ou tocando a água, faz seu début.

Não, não estamos falando apenas de belas criações da natureza, mas das reinterpretações que três pintores primorosos da vanguarda artística européia registraram em suas obras: Claude Monet, Vincent Van Gogh, e Pierre Auguste Renoir. Reinterpretações essas homenageadas pela Mattel em sua "Artist Series", no final dos anos 90, com três bonecas praticamente "vestidas" com as obras de arte de seus artistas correlatos.

Com exceção da Barbie Sunflower, que apresenta uma versão deveras literal dos girassóis que tanto notabilizaram Van Gogh, as vestimentas das outras duas dolls da série, Reflections of Light e Water Lily, configuram delicadas trasnposições das ricas paletas coloridas e das pinceladas fragmentadas típicas do virtuosismo impressionista compartilhado por Renoir e Monet, respectivamente.


"Nenúfares", de Monet (1904)


Water Lily Barbie (1997)


"Os Girassóis", de Van Gogh (1888/1889)


Sunflower Barbie (1998)


 "O Sena em Asnières (O Esquife)", de Renoir (1885)


"Os grandes boulevards" , de Renoir (1875)


Reflections of Light Barbie (1999)

E eis que, após um hiato de doze anos desde o último lançamento de uma "Barbie de artista", a Mattel retoma o foco, desta vez direcionado para os grandes museus que abrigam algumas das obras mais emblemáticas da herança artística mundial. O Museu de Arte Moderna/MoMA e o Neue Galerie, ambos em Nova York, mais o célebre Museu do Louvre, em Paris, foram as instituições escolhidas para materializar a nova série "Barbie Museum Collection/2011".

As pinceladas sinuosas e carregadas de sentimento e fatura matérica de Van Gogh vêm novamente à tona para representar o acervo do MoMA de NY, em  "Noite Estrelada". Diferentemente de outras pinturas de paisagens do artista, baseadas no referencial real, "Noite Estrelada" foi pintada a partir da memória de Van Gogh, fato que certamente contribui para o grande impacto que a imagem causa no espectador, ao lado das "cores em movimento" características do repertório formal do expressionista. No entanto, a despeito de toda a envolvente cinética que define a atmosfera da tela e da marcante cena resultante, mais uma vez é na doll dedicada à obra de Van Gogh que vemos a interpretação menos interessante, ainda que considerando a literalidade de todas as bonecas lançadas. A sinuosidade das pinceladas pode ser vista não apenas na reprodução do vestido, mas também nas ondas dos cabelos e adereços da boneca, mas toda a vibração e o alto contraste que encantam de imediato na tela de Van Gogh perdem força quando da materialização na doll.


"Noite estrelada", de Van Gogh (1889)


2011 Barbie Museum Collection - Van Gogh

O Neue Galerie, museu nova-iorquino especializado em arte austríaca, está evidenciado no "Retrato de Adele Bloch-Bauer I" de Gustav Klimt. Obra marcante do 'Jugendstil', movimento artístico germânico altamente decorativo semelhante ao  Art Nouveau, este é o primeiro retrato que Klimt realizou da esposa do próspero industrial Ferdinand Bloch-Bauer, também seu mecenas e grande incentivador. Embora Adele tenha sido a única modelo a ser pintada duas vezes pelo artista, o primeiro retrato, realizado em óleo e ouro sobre tela, tornou-se muito mais famoso do que o segundo, realizado cinco anos depois.

O "Retrato de Adele Bloch-Bauer I" é uma obra rica não apenas do ponto de vista da confecção, uma vez que Klimt utilizou o metal nobre juntamente com a tinta, mas também no que concerne à complexa ornamentação estruturante atingida pelo artista, conferindo a esta tela uma magnificente exuberância que transborda por toda a superfície compositiva. A boneca com que a Mattel homenageia o artista, e o museu que abriga a obra, é uma personificação igualmente cativante e elegante da personagem central do quadro.


"O Retrato de Adele Bloch-Bauer I", de Klimt (1907)


2011 Barbie Museum Collection - Klimt

Finalmente, para retratar o rico acervo do Louvre, nada melhor do que a igualmente famosa "Mona Lisa", ou "La Gioconda", (nome oficial: "Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo"), de Leonardo Da Vinci. Esta obra notabilizou-se pela aura de mistério que envolveu a verdadeira identidade da personagem retratada, em primeiro lugar (esposa do comerciante florentino Francesco del Giocondo, ou uma versão feminina do próprio Da Vinci?), e a expressão peculiar da face, em segundo (o tão aclamado e enigmático meio-sorriso, entre divertido, desafiador, e tímido, além do olhar que "segue" o observador, independentemente de seu posicionamento). Estas qualidades, somadas ao inegável talento artístico de Da Vinci, colocam esta obra entre os maiores patrimônios culturais de todos os tempos.
Novamente uma personificação da figura-título do quadro, a exemplo da "Barbie Klimt", a boneca referente da Mattel é potencialmente graciosa, vestida à maneira da época em uma reprodução similar à vestimenta usada por Lisa na tela. No quesito indumentária, a empresa tratou de adicionar mais brilho ao tecido e adornos extras no padrão estampado, talvez no intuito de garantir maior interesse visual e contraste material dentro da limitada cartela de tonalidades terrosas, também típicas das vestes renascentistas.


"Mona Lisa", de Da Vinci (1503-1507)


2011 Barbie Museum Collection - Da Vinci

Seja qual for a preferência artística, a Mattel certamente possui opções para os amantes de todos os estilos!

6 comentários:

  1. Não faço média, Desirée, minha querida amiga. Gosto realmente da forma como você me explica o que eu nem sabia que queria saber e, "não mais que de repente", fico feliz em aprender a história que se descortina em seus posts minha menina prodigiosa!!!

    ResponderExcluir
  2. ...e eu só tenho a agradecer pelo imenso carinho e pelo feedback sempre tão gentil, e sincero, Ângela.
    Você não faz idéia de como sua opinião é importante pra mim, e um
    grande incentivo, minha prestimosa e maravilhosa amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre Desireé, vc me surpreendeu com mais uma ótima postagem. Vc abriu meus 4 olhos com essa nova postagem. BJss

    ResponderExcluir
  4. Que lindo. Adorei sua postagem!! Vou recomendar no face! Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Patty! Preciso retomar as atividades aqui URGENTE! :D ;*

    ResponderExcluir