sábado, 2 de abril de 2011

Travalínguas 'dollístico': "Meu nome é Numina"

A palavra “Numina” designa uma divindade ou poder mágico contido em certos lugares ou objetos especiais. E essa definição parece mesmo cair como uma luva para as bonecas produzidas pela empresa norte-americana Dollcis, através do incomparável talento do designer Paul Pham. O nome da empresa, aliás,  também é uma brincadeira com o termo latino dulcis, “agradável aos sentidos”.


Ultra Limited Artist Edition Sen doll


OOAK Rock´n´Rococo doll

Segundo o designer Paul Pham, sua preocupação central ao esculpir suas dolls era alcançar o perfeito equilíbrio entre as junções, ou pontos de articulação, e a harmonia estética.


Limited Edition Gorgo doll


Limited Edition Egan doll


OOAK Serengeti doll

As Numina, de 16´´ (aproximadamente 40 cm), são confeccionadas em resina de polieuretano, garantindo toque macio e leveza à doll. O corpo possui proporções ligeiramente mais realistas do que as apresentadas por bonecas similares desta escala, com igual conceito 'high fashion' (Sybarites; AvantGuards)  - sobretudo no busto, nem tão discreto quanto as modelos de passarela (proporção assumida pelas AvantGuards), nem tão opulento quanto o fetiche americano (a exemplo das Sybarites). O tronco é dividido em duas partes, com costelas esculpidas. A cintura e os quadris são moldados em uma única peça, pés em arco e mãos com proporções humanas e dedos separados.


Ultra Limited Artist Edition Icarus doll (industral version)


Limited Edition Asher doll


OOAK Miner Theft doll

Em termos de tiragem, as Numina dolls possuem edição limitada (50 peças), edição de artista ultra limitada (10 peças), e ainda OOAK (one-of-a-kind) dolls (peça única).


Limited Edition Devon doll


Ultra Limited Artist Editon Grey doll

OOAK Bluseh doll

Indubitavelmente, cada boneca Numina criada por Paul Pham e produzida pela Dollcis é a materialização ideal desse “elemento mágico agradável aos sentidos”, sobretudo ao olhar!

5 comentários:

  1. Puxa, amiga. Voce nos proporciona uma boa mostragem dessas bonecas, além de um resumo bem proveitoso. Gostei demais. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Márcia!!
    Além de experiente no assunto, você é um doce, mesmo!!!

    ResponderExcluir