quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Designer dolls: para cada gosto, um modelo

O universo de dolls é muito vasto, e está sempre se expandindo. São infinitas labels, coleções, temas, subcoleções. Tanta variedade permite agradar aos mais diferentes padrões de gosto e beleza.
Já comentamos, em post anterior, algumas características das Barbies Collector e das Fashion Royalty. Estas duas labels talvez estejam entre as mais populares bonecas colecionadas atualmente. A Mattel, empresa que materializa as diversas linhas de Barbies (Collector, Silkstone, Designer Series, Timeless Treasures, e um vasto 'etc.' ), mantém-se fiel a um apelo mais 'palatável' e comercial no design de suas dolls, a despeito da multiplicidade de "temas" explorados nas coleções. Isso não significa economia de tratamento plástico, no entanto, nem falta de pitadas de ousadia (basta dar uma olhadela às bonecas criadas pelo designer Bob Mackie, por exemplo), mas é perceptível um certo controle dos riscos de mercado que a empresa pretende assumir, mesmo em se tratando de bonecas de colecionador.


                                                                                       Barbie Basics Model no. 13

A Integrity Toys, por sua vez, empresa responsável por "dar vida" às Fashion Royalty (e mais meia dezena de outras linhas de dolls) do designer Jason Wu, alça vôos mais mirabolantes, por assim dizer. Indissociável da personalidade artística de seu criador, as bonecas exalam um forte perfume fashion, como o próprio nome já adianta, e que é levado às últimas consequências em suas irmãs "mais crescidas" AvantGuards. Ambas as linhas possuem perfis marcantes, maquiagem acentuada, e guarda-roupa de tirar o fôlego. Se é possível encontrarmos da 'mulherzinha' à 'madame' no universo Mattel, a Integrity é com certeza o lugar do 'mulherão' e da femme fatale

                                                                                 AvantGuard Hot Trot doll

Saindo da cena mais conhecida e passando à seara das signatures dolls mais exclusivas, existe significativo número de bonecas no mercado que exigem, talvez, um maior grau de identificação do colecionador, pela proposta mais específica de padrão de beleza e molde. Gosta da genuína beleza "lunar", com rostos ovais, olhar amendoado, e um certo ar "antique" típico da porcelana? Então Robert Tonner é certamente seu designer. Mesmo investindo em personagens mais modernos, e "campeões de bilheteria" como os heróis da DC e Harry Potter, suas criações mantêm um perfume nostálgico no design, e é nas figuras que mais se aproximam desse clima "old school" que o designer mostra toda sua maestria e esplendor.  


                                                            Antoinette Charmant Tonner Doll

Já as bonecas Gene Marshall e suas amigas (Violet, Madra, Trent, Zita), originalmente propostas por Mel Odom e reinterpretadas pelas galerias Jason Wu e Ashton-Drake, também possuem uma aura old fashioned, mas cercada por doses generosas de glamour, bem ao estilo "red carpet/hollywood diva". 


                                                              Gene Marsahll Film Fatale

E, por falar em Hollywood, Franklin Mint é, sem dúvida, o designer que melhor interpreta as grandes damas do cinema de outrora, de Vivien Leigh a Marilyn. Seja no vinil ou (sobretudo) na porcelana, suas dolls possuem aquela incrível qualidade de similaridade das figuras de cera, e suas Princesas Dianas fariam bonito em qualquer museu histórico de renome.   




                                                         Scarlett O´Hara Franklin Mint doll

Mas, se você é do tipo que adora um animê, as Momoko são perfeitas. Verdadeira tradução 3D das clássicas personagens japonesas, possuem uma jovialidade singular no porte, com guarda-roupa que pode ser tanto tradicional quanto descolado. As Nippon da Integrity, bem raras de se conseguir neste canto ocidental do planeta, também navegam nesta praia. As Dinamyte Girls, da mesma empresa, com seu "Harajuku Style" (das roupas ao cabelo), permitem igualmente um flerte com a estética oriental. 



                                                                          Momoko doll

Ainda de carona em um espírito jovial e fresco que remete muitas vezes ao universo das graphic novels e, por que não, dos clássicos contos de terror, há as Pullip dolls, com suas cabeças agigantadas e brilhantes olhos articulados. Encarnando uma miríade de personagens, que trafegam do Éden ao Inferno de Dante, a impressão final é sempre positivamente estimulante, para os olhos e para a imaginação.



                                                                                                     Pullip doll

Enfim, ainda há muito o que falar sobre o vastíssimo universo das dolls de coleção  - ficam aqui algumas dicas mais gerais sobre uma temática que sempre permite desdobramentos apaixonantes!

5 comentários:

  1. Admirável, Desirée! Seu blog tem um ar clean, super agradável e os textos... Ah! Você escreve muitíssimo bem! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oi Desirré, gostei muito do seu blog bem criativo, e coloca o nome em alemão?! Que coisa!!
    Segue meu blog também? É: pontell-animex.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda! Adorei seu blog, tenho um blog assim tbm mas nao chega nem perto do seu... acho que porque levo os meus comentarios para o lado de experiencias pessoais,parabens pela redacao, e magnifica.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Fico lisonjeada com esses comentários de gente tão linda!! Tenho muito o que aprender com vocês!!!Obrigada pelo apoio!!

    ResponderExcluir
  5. Amore parabens belo blog lindo viu, amei de verdade :D vou te seguir no meu blog tb, p/ eu ficar por dentro de tudo aqui
    bjs e adoro vc
    ass Vii

    ResponderExcluir