Imagine poder viver ilimitadamente. Poder dar de ombros aos comentários alheios cada vez mais usuais sobre como o tempo "está passando tão rápido". Ter a certeza de acumular respeito e uma poderosa influência na mesma medida em que acumula idade. Perder completamente o gosto por qualquer iguaria mais requintada ou calórica e viver unicamente de uma mesma fonte alimentícia, com a convicção de que irá manter a compleição física. E ganhar mais destreza e vigor corporal a cada ano que se passa. Pois os lendários vampiros, por vezes chamados de "cainitas" (os "descendentes de Caim") podem se orgulhar de tudo isso.
É interessante o fascínio que a figura do vampiro exerce sobre o imaginário humano. Eternizados em livros, contos, filmes e seriados para a TV, os vampiros carregam uma mistura de perversidade e sedução arrebatadora. O recente sucesso da série americana “True Blood”, exibida pela HBO, e da saga “Crepúsculo”, notadamente nas adaptações dos livros de Stephenie Meyer para o cinema, reavivaram um dos mais antigos mitos das histórias de terror.
É interessante o fascínio que a figura do vampiro exerce sobre o imaginário humano. Eternizados em livros, contos, filmes e seriados para a TV, os vampiros carregam uma mistura de perversidade e sedução arrebatadora. O recente sucesso da série americana “True Blood”, exibida pela HBO, e da saga “Crepúsculo”, notadamente nas adaptações dos livros de Stephenie Meyer para o cinema, reavivaram um dos mais antigos mitos das histórias de terror.
Vamplets: Evilyn Nocturna, Burton Creepson Jr., Count Vlad Von Gloom, Midnight Mori, Cadaverson Nightshade e Lily Rose Shadowlyn. São os "bonecos vampiros bebês" do artista norte-americano G-Ra
Este fascínio também inspirou o design de dolls. Mattel, Integrity Toys, Tonner, Pullip (e um vasto etc., se formos pensar em todas as vampires dolls existentes no mercado) trataram de lançar suas versões, ora inspirados na febre juvenil protagonizada por Edward e Bella, ora recorrendo ao clássico "Drácula" de Bram Stoker e afins.
A saga Crepúsculo, além de "reavivar" a febre vampiresca principalmente entre adolescentes, serviu de mote para séries específicas de dolls. A Twilight Saga Collection da Mattel conta com 5 personagens: Edward (o boneco tem o mesmo "brilho" epidérmico do personagem), Bella, Jacob, Alice e Victoria. Estas duas últimas bonecas, no entanto, são os destaques da série em termos de molde, mais fiéis às atrizes originais.
Twilight Edward; Mattel
Twilight Bella; Mattel
New Moon Jacob; Mattel
Eclipse Alice; Mattel
Eclipse Victoria; Mattel
A mesma série da Tonner gerou um número maior de personagens representados: além dos anteriormente citados, o conjunto conta com os bonecos Laurent e Jason. Aqui, os grandes trunfos ficam por conta dos personagens Laurent e Jacob (com vantagem neste último, a saber), pela extrema similaridade com seus homônimos originais.
Bella; Tonner
Edward; Tonner
James; Tonner
Victoria; Tonner
Laurent; Tonner
Alice; Tonner
Jacob; Tonner
A Integrity, mais clássica, foi buscar inspiração na grande tradição literária, dando forma às três noivas do Conde Drácula, imortalizadas por Bram Stoker. Com presas evidentes e elegantes trajes vitorianos, Mina, Lucy e A Condessa trazem uma pitada de glamour histórico à temática, em dolls sombriamente belas.
Brides of Dracula: Lucy; Integrity
Brides of Dracula: Mina; Integrity
Brides of Dracula: The Contessa; Integrity
Um outro "flerte" da Integrity Toys com o universo escuro e vampiresco está nos bonecos da série "Dark Hunters", personagens da escritora norte-americana Sherrilyn Kenyon, interpretados pelas Galerias Ashton-Drake. Os dois personagens criados até então (há previsão de desdobramentos, visto que a série novelesca original conta com uma infinidade de "caçadores"), Acheron e Simi, têm visual arrojado, fazendo referência simultaneamente a demônios (Simi -; ela vem com uma charmosa bolsinha em forma de caixão), e vampiros (observe a imagem na camiseta de Acheron).
Simi Dark-Hunter doll
Acheron Dark-Hunter doll
Acheron e Simi
As vampire Pullips, como não poderia deixar de ser, são graciosamente perigosas. Com vestimentas trabalhadas e fartas em adornos, as bonecas também trazem presas à mostra e incontestável perfume gótico.
Vampire Dal: Dalende
Vampire Pullip: Elizabeth
Vampire Taeyang: Nosferatu
As Asian Ball Jointed Dolls - ABJD, ou simplesmente BJD (referência às articulações esféricas dos bonecos), da tradição oriental, também possuem versões sanguessugas. Alguns exemplos são a versão vampiro do boneco Berkut, da empresa coreana Unidoll, ou a vampira Bess, e até mesmo dolls "híbridos" como os bonecos Kalix e Delphine, da igualmente coreana Dream of Doll, que são meio-elfos, meio-vampiros.
Vampire Berkut; Unidoll
Detalhe das presas do Vampire Berkut
Vampire Bess
Kalix e Delphine; Dream od Doll
Delphine; Dream of Doll
Kalix; Dream of Doll
Sem uma gota de dúvida, a figura do vampiro ainda irá frutificar por muito tempo na imaginação humana, tomando por corpo os mais variados produtos culturais e artísticos e, claro, muitas dolls!
Vampire Blythe, customizada pela doll designer francesa Julien Martinez
"Véruka Vampirica” doll em seu caixão, por Julien Martinez
A empresa Oficina de Girafas & Cia é a mais nova parceira da FS21 Educação Física & Esporte Ltda. As duas empresas definiram um acordo para vender e divulgar os produtos confeccionados artesanalmente e parte dos lucros serão revertidos para os projetos esportivos desenvolvidos pela FS21. Quem quiser conhecer melhor os trabalhos é só entrar no link
ResponderExcluirhttp://www.fs21.com.br/oficina_94.html