quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Statement Bijoux

Recentemente, um querido amigo que também é artista, Wagner Seleghini, me enviou uma imagem pela qual tem grande apreço. Tratava-se de uma obra de Alexander Calder, mais precisamente uma “inventive jewelry”, chamada “Jealous Husband”, e que configura-se como um grande colar, que adorna o busto e ombros.  O artista norte-americano, que se notabilizou pelos móbiles lúdicos e cinéticos, criou jóias durante toda sua vida artística (dos anos 20 aos 70), misturando diversos materiais ao ouro, prata e bronze, em uma produção de aproximadamente 1.800 peças únicas.
A imagem, bem como a estratégia compositiva de Calder, me lembraram os adornos e acessórios que tenho visto em muitas dolls, aproximando essas peças das tão atualmente celebradas statement bijoux. E foi justamente pensando nessas peças, carinhosamente relembradas através de meu grande amigo, que resolvi discorrer um pouquinho sobre a temática. 


"Jealous Husband" (1940), a "jóia inventiva" de Alexande Calder

Uma tradução literal para o termo “statement bijoux” seria “bijuteria afirmativa”, ou seja, aquela peça assertiva, que se impõe visualmente, sobressaindo no look. Também conhecidas como fashion bijoux, costume jewelry e, mais especificamente em território nacional, maxi bijoux, as statement bijoux são bijuterias de efeito e, a despeito do caráter pouco nobre (menos jóia, mais acessório), podem atingir altas cifras.




Statement Necklace de lucite da Lanvin, com mecanismo intercambiável de pedras, grife precursora do estilo 'bijoux couture'

Dimensões generosas, materiais variados em uma mesma peça e certa extravagância estética são marcas registradas das statement bijoux. Trilhando o caminho aberto por Coco Chanel , que em meados dos anos 20 já ostentava pérolas e correntes fake como se fossem jóias preciosas, as statement bijoux  têm o poder de imediatamente atualizar o look, conferindo um ar de atrevimento e teatralidade ao conjunto.


 Altas doses de teatralidade étnica nas statement bijoux do desfile de Jean-Paul Gaultier, marca registrada do estilista

Presença certa nos desfiles de moda mundo afora há já algumas temporadas, os acessórios singulares também aparecem cada vez com maior freqüência no outfit das dolls.
As coleção Barbie Basics da Mattel, lançada no início deste ano, reavivou a idéia de customização, cultivada  tradicionamente por designers famosos ou incógnitos nas bonecas OOAK ("One of a Kind" - de tiragem única, justamente por tratarem-se de uma intervenção particular do designer/artista sobre uma doll já existente no mercado). A customização de bonecas, no entanto, abrange um amplo espectro de intervenções, que vão desde o cabelo (corte, modelagem, reroot/reenraizamento, coloração) e pintura facial, até intercâmbios entre cabeça-corpo-membros (bastante comuns nas Asian Ball Jointed Dolls). No caso específico das Basics, a proposta de intervenção está centrada nos acessórios. A empresa lançou incialmente 12 modelos com moldes de rosto, cabelo e poses diferenciados, cuja vestimenta é representada por uma "base" comum: o little black dress (LBD), conhecido em terras tupiniquins por "pretinho básico", com pequenas variações nos modelos de cada doll (comprimento, decotes, mangas), e sapatos igualmente pretos e ligeiramente distintos entre si. A partir dessa matriz comum, a Mattel disponibilizou alguns kits de acessórios (tem até um cãozinho de passeio!), a fim de oferecer ao colecionador opções de customização, estimulando a criatividade e a co-autoria na apresentação final da doll, sempre cambiável.
Para incrementar o frisson em torno do lançamento das Barbies Basics (que já estão em sua terceira edição, migrando do LBD mais estruturado e com pontos de rosa-choque para o "vermelho-fogo básico"), a Mattel utilizou poderosas estratégias de mercado, sempre focada no universo dos acessórios. A mais deslumbrante e agressiva aconteceu em maio, durante a semana de moda da Austrália. Em parceria inédita com o renomado joalheiro australiano Stefano Canturi, a empresa apresentou a Barbie mais cara do mundo, que ostenta um poderoso colar de raros diamantes rosados australianos, e um anel em sua mão direita com a mesma pedra.  A boneca está avaliada em 551,7 mil dólares, cerca de R$ 987 mil.





A Barbie por Canturi, e o artista trabalhando em um cartaz-divulgação do evento Fashion´s Night Out.



Menos precioso, o colar da coleção Primavera-Verão 2010 da Chanel mantém o mesmo 'glamour couture' da Barbie Basics de Canturi

Outra estratégia utilizada pela Mattel na promoção de suas Barbies Basics foi convidar um time de designers do Conselho Americano de Designers de Moda (CFDA) para realizar suas propostas de customização em cada modelo de doll. Paralelamente às intervenções nas vestimentas, muitos designers propuseram elaborados adornos, bem ao gosto das statement bijoux das passarelas fashion, em peças isoladas ou empilhadas, no mais rico efeito pile-up.




Barbie Basics Modelo no. 08, por Alexis Bittar


Barbie Basics Modelo no. 05, por Justin Giunta, no efeito pile-up


Barbie Basics Modelo no. 04, por Phillip Crangi 


Barbie Basics Modelo no. 07, por Lorraine Schwartz


Os brincos da coleção de Inverno 2010 de Karl Lagerfeld,  no mesmo 'mood' extravagante da Basics by Lorraine Schwartz




Barbie Basics Modelo no. 03, por Kate Spade (designer Deborah Lloyd)

A Integrity Toys também explora o conceito de statement bijoux nos acessórios de bonecas de coleções passadas e recentes, afirmando o DNA fashion da marca, em constante conexão com o universo das passarelas de moda.


Fashion Royalty Dania Red Zinger 



Fashion Royalty Colette Perk


Detalhe do colar da Fashion Royalty Colette Perk


Fashion Royalty Agnes Festive Decadence


Colar do desfile da estilista Vera Wang, com design semelhante aos modelos de Fashion Royalty anteriores


Fashion Royalty Vanessa Pale Fire




Colar do celebrado designer irlandês Tom Binns , com todos os cristais, contas e cores que os acessórios da doll Vanessa Pale Fire anterior tiveram direito

Em termos de statement bijoux, as empresas Mattel e Integrity Toys realmente estão na dianteira das tendências. As bonecas da Tonner, Pullip e demais labels do mercado possuem modelos mais contidos desse tipo de adorno,  funcionando antes como complementos dos looks, do que propriamente como  protagonistas da produção. Porque, no terreno das costume jewelry, quanto mais over melhor!!


Extravagant Antoinette Tonner doll


Watching the garden Agnes Dreary Tonner doll


Versões positivamente "statement" das bijoux presentes em desfile do designer Jean-Paul Gaultier, em comparação com os modelos propostos por Robert Tonner nas dolls anteriores


Versões de bijoux ludicamente "adocicadas" na Blythe Macaron Tea Party

3 comentários:

  1. Muito interessante, não sabia que tinha tudo isso envolvido no assunto. Você colocou uma pesquisa completa com as fotos!!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Guilherme, essa postagem arrasou!
    Seu blog é ótimo, nem acredito que ainda não o conhecia !
    Já foi pros "Meus Blogs Favoritos" tbm : )
    Beijos!

    ResponderExcluir