quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os vilões que tanto amamos

Há algumas semanas atrás, tive mais um sonho realizado: a aquisição de uma  Red Queen 2010 Convention Doll, no aristocrático molde da FR Tatyana. Trata-se de uma versão elaboradíssima da Rainha Vermelha de Alice no País das Maravilhas, cujo outfit inclusive traz à minha memória um vestido belíssimo de Alexander Mcqueen, designer que sempre admirei.


Alexander McQueen Prêt-à-porter Winter 2009

Checkmate Red Queen IFDC Convention Doll

O fato é que eu também conhecia a versão de Alice do mesmo souvenir and companion doll set de Convenção, igualmente bonita. Mas fui completamente arrebatada pela elegância madura/malvada/imponente de sua rival, sentimento já evocado anteriormente frente a outras versões de bonecas 'bad girls'.

Falando em Alice, a Mattel também produziu suas versões do clássico de Lewis Carrol, já em 2007. Sua rainha vermelha, mais fiel ao personagem literário, em comparação com a meiga Alice, também possui atributos da mais sofisticada realeza: vestido imponente, detalhes ousados (o esmalte escarlate das unhas é pintado em formato de coração!), e uma expressão facial entre confiante e desafiadora.


Queen of Hearts; Mattel

A histérica Rainha Vermelha também inspirou muitas Tonner dolls, que apresentam desde versões mais tradicionais, passando pela impecável caracterização de  Helena Bonham-Carter para o recente filme de Tim Burton, até versões mais livres, que traduzem bem o estilo do designer.


Queen of Hearts, Tonner

Tim Burton´s Red Queen; Tonner


Queen of Hearts Variant; Tonner


Queen of Hearts Variant; Tonner

Já a Rainha Vermelha da Pullip segue a receita típica da label: vestimenta irreverente, expressão entre ousada e 'meiga', e acessórios finamente trabalhados, em um resultado final que tangencia a proposta da mesma personagem criada pela Integrity Toys.


Pullip Lunatic Alice Queen Doll

Mas não é só de Rainhas Vermelhas que vive o imaginário 'dollístico' . Outra malvada digna de nota é a Bruxa Má (do Oeste e do Leste), grande antagonista de O Mágico de Oz, e que mereceu a atenção esmerada de empresas como Mattel e Tonner, ao lado de Dorothy e seus amigos.


Wicked Witch of the West; Mattel


 Porcelain Wicked Witch of the West; Mattel


Vintage Wicked Witch of the West; Mattel 



Wicked Witch of the East; Mattel 


Margaret Hamilton as The Wicked Witch of the West; Tonner




Wicked Witch of the West variants; Tonner



Wicked Witch of the East; Tonner 

Ainda no terreno das bruxas ou "fadas más", a Tonner Doll Company possui um lindo exemplar da 'fada maléfica' que jogou a maldição de adormecimento na princesa Aurora, no clássico "A Bela Adormecida", de pele tão azeitonada quanto a de sua 'colega do Oeste', em O Mágico de Oz:


Maleficent Sleeping Beauty Evil Mistress; Tonner

Pode-se dizer, de fato, que Robert Tonner é um designer que dedica especial atenção aos vilões, tendo produzido algumas das versões mais interessantes de muitos personagens 'malvados'.  Das sagas de Batman, temos versões ultra sofisticadas para a Mulher-Gato, Hera Venenosa, Arlequina e, como não poderia deixar de ser, o Curinga. Aliás, no tocante a este último vilão, cabe menção honrosa à empresa Hot Toys, baseada em Hong Kong, que confeccionou a última versão cinematográfica do personagem, interpretado pelo saudoso ator Heath Leadger, de uma fidelidade impressionante (qualidade que é a marca registrada dos bonecos licenciados da empresa). 




Catwoman; Tonner


Poison Ivy; Tonner



Harley Queen; Tonner


The Joker; Tonner



The Joker, Dark Knight e Bank Robber Version; Hot Toys

Tonner também produziu versões memoráveis e bastante fiéis dos antagonistas de Harry Potter, especialmente nas variações do personagem de Draco Malfoy.


Voldemort; Tonner



Bellatrix Lestrange; Tonner


Lucius Malfoy; Tonner



Draco Malfoy; Tonner

Um outro "gol de placa" marcado pela Mattel no 'departamento de vilania' diz respeito à doll Medusa, da série Deusas da Fantasia. Ao lado das representações das igualmente belas mas muito mais misericordiosas deusas Afrodite e Athena, Medusa rapidamente tornou-se o grande trunfo da série, mais rara e de incomparável esplendor visual. 


Medusa; Mattel

Um pouco de maldade bem dosada por tanta beleza e perfeição, neste lúdico universo das dolls, só pode fazer bem!!

4 comentários:

  1. Só mesmo uma "fada-rainha" como você, Desirée, para falar com tanta propriedade dos seus opostos!! Belo texto, lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Angie!!
    Vc que é linda!!

    ResponderExcluir
  3. Vende como água - uma verdadeira vilania!!! rsrsrss

    ResponderExcluir