sexta-feira, 24 de junho de 2011

Essas JAMIE são mesmo show!

As dolls JAMIEshow são bonecas de resina de alta performance, distribuídas exclusivamente através da home store Angelic Dreamz, em edições muito  limitadas (no máximo 50 peças) . Elas são feitas de uma peculiar resina  desenvolvida especialmente para as dolls, chamada "Smooth J” (em referência ao toque suave e macio). Essa resina ecofriendly é atóxica e maravilhosamente translúcida, conferindo  às dolls JAMIEshow uma sensação e textura únicas.

A linha JAMIEshow conta com dolls femininas e masculinas de 16” (em torno de 40cm)
em sua maioria, altamente articuladas (19 pontos ao todo) e com excelente posabilidade.


Haute Eshe Exclusive doll


Lee male doll

As fashion dolls JAMIEshow debutaram em novembro de 2009, em uma série de quatro bonecas: Jamie (branca), Mayumi (japonesa), RuYi (chinesa) e Kyra (negra), com moldes de rosto concernentes a suas respectivas etnias referenciais. As dolls  foram lançadas em estilos básicos (lingerie) ou totalmente vestidas, contando com a opção de olhos pintados ou  removíveis de acrílico, além de sets de perucas cambiáveis. Em 2010, a linha ampliou sua cartela de tons de pele e modelagens de rosto. No entanto, as dolls já não têm a opção de olhos mutáveis, sendo lançadas apenas com olhos pintados diretamente no mold face


Blossom Collection: Jamie, Kyra, RuYi e Mayumi (clique sobre a imagem para maiores detalhes)

A resina utilizada na confecção das bonecas JAMIEshow possui tamanha qualidade que, mesmo no caso de dolls com corpo colorido (em especial as negras), as linhas de solda são imperceptíveis, não deixando manchas de coloração diferente aqui e ali, como é comum em BJD (ball jointed dolls – bonecas de juntas esféricas) de pele mais escura (nesses casos, as linhas de solda não podem ser lixadas). Em alguns exemplares, a resina de dolls de pele escura pode apresentar uma condição marmorizada, o que não acontece na linha JAMIEshow, evidenciando o criterioso trabalho de polimento que antecede a montagem final. 


Studio J Collection: RuYi, Sun, Sabena, Angelica, Jamie, e Lena

A exemplo de muitas dolls da Integrity Toys, as bonecas JAMIEshow possuem pares de mãos extras para facilitar as trocas de vestimenta. A singularidade está, no entanto, nas formas manuais maravilhosamente esculpidas, com finos dedos separados e unhas projetadas, conferindo às mãos uma expressividade ímpar. Além disso, os lançamentos de dolls mais atuais da linha contam com articulações adicionais na parte superior da coxa, garantindo maior movimento e variação de poses.



Sets de expressivas mãos cambiáveis para cada tonalidade de corpo das dolls

Um destes recentes lançamentos é realmente especial, na qualidade de homenagem póstuma a um dos maiores nomes da couture contemporânea: a doll IDEX Exclusive Sasha, uma releitura das imagens de passarela do estilista Alexander McQueen. Trata-se de uma edição limitada de 30 peças, com a doll caracterizada como uma das “mulheres aquáticas” do icônico e último desfile de McQueen ainda vivo, o de prêt-à-porter da primavera de 2010. O outifit de Sasha é composto por vestido e meia-calça pratas com bordado de cristais swarovski, e make igualmente “gelado” de abundante glitter azul nos olhos e lábios. A doll também conta com uma placa de cabeça removível  para possibilitar mudanças de penteado, e outra placa de cabeça bold (careca) para ser anexada a fim de permitir o uso de perucas (as placas duplas de cabelo enraizado ou superfície lisa para uso de peruca acabaram por se tornar uma característica permanente da doll Sasha).



As "mulheres aquáticas" de McQueen, acima, e a IDEX Exclusive Sasha Homage doll

Um dos grandes trunfos da coleção JAMIEshow é o suporte, considerado um dos melhores do mercado – o doll stand possui um pequeno parafuso lateral para o ajuste do nível de altura.



Doll stands ajustáveis JAMIEshow

Algumas coleções disponíveis on-line são a Studio-J, Ovaz Design (outfits personalizados criados pelo designer Ozvaldo Vazquez), Blossom Collection, Basics, Special Edition, Man Collection, Demi-Collection, e JIE Doll (linha diversificada, com bonecos de 10'', 17'' e 24'' - respectivamente, 26, 44 e 60 cm). Para colecionadores interessados em personalizar sua própria boneca JAMIEshow, a linha de acessórios conta com uma grande seleção de peças, incluindo conjuntos de jóias, guarda-roupa elaborado com diversos modelos de vestidos e trajes, e até mobília. Os sapatos são primorosamente concebidos até os mínimos detalhes.


 New Holiday Fierce Sasha exclusive doll e Paris male doll


Kyle male doll e Warrior JIE doll (este último com 24´´/60 cm)


Os maravilhosos outfits da OVAZ Design



 Sapatos-tendência JAMIEshow (o último par acima, à direita, constitui fiel homenagem ao famoso "armadillo shoe" de Alexander McQueen)

Sem sombra de dúvida, JamieShow é uma das mais famosas labels de dolls articuladas da atualidade, onde qualidade e sonho se fundem harmoniosamente!



2 comentários:

  1. Como sempre digo, Desirée desperta o desejo de sabermos mais, querermos mais, buscarmos mais sobre os “artesãos de bonecas” que ela nos apresenta, e isso é obra de uma artista, também da palavra! Não é a primeira vez que vou em busca de muito mais coisas sobre as dolls que você descreve, adoro isso!!! Lindos os bonecos, dos mais delicados que já vi, mas os sapatos... São encantadores!!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Angie, fico realmente feliz que os posts despertem sua curiosidade - o quê mais eu poderia querer??
    E, sobre os sapatos, concordo plenamente com você - fiquei enlouquecida assim que vi!! ;)

    ResponderExcluir